Direitos Autorais Reservados / Lei. 9.610 de 19/02/1998

Protected by Copyscape plagiarism checker - duplicate content and unique article detection software.

1 de julho de 2009

Uma das coisas que mais me chama a atenção é a fotografia. Encontrar pessoas com um olhar certeiro é como ter uma chance de conhecer de perto um gênio. Em geral são pessoas ligeiras, sempre atentas ao próximo click e de sensibilidade. Uma das maneiras que tive minha atenção presa a Natashha é devido ao trabalho de uma jovem fotógrafa.
Bruna Hajli tem dezesseis anos e um caminho que se abre do tamanho de seu talento, imenso. Eu a entrevistei por MSN e divido aqui com vocês



Jim D diz:
*1 - Quando foi que você sentiu que a fotografia poderia expressar algo que você via e talvez outros não vissem com o mesmo sentido?
/brunahajli diz:
*Eu passei a olhar as coisas com um olhar mais crítico, de forma que eu pudesse ali retratar expressões e imagens que me mostrassem algo fora do comum, fora daquilo que todos viam. Eu senti que poderia fazer isso, e foi aí que eu busquei na fotografia o melhor local para mostrar os meus olhares. Em grandes e pequenas composições.


Jim D diz:

2- Qual foi a maior dificuldade no início?
/brunahajli diz:
*Até hoje sinto um pouco da mesma dificuldade que tive no início desse meu sonho.
A maior dificuldade, é você conseguir um espaço,um lugar para você mostrar do que você é que capaz,da sua competência.
Principalmente nessa minha área (foto de bandas/shows), já existem grandes fotógrafos, então se torna bem difícil um espaço no meio de tudo isso. Mas nada que com o tempo, do que a força de vontade, a luta mude tudo isso.


Jim D diz:

*3- Você tem 16 anos. As pessoas levam fé em uma menina tão nova? Você sente um certo preconceito?
/brunahajli diz:
Sim, 16 anos (risos). Muitas pessoas levam fé sim, muitas dizem que por eu ser nova tenho muito espaço para conseguir. Outras ficam sim com um pé atrás, mas no final acabam percebendo que apesar da idade, é tudo levado com muito profissionalismo.



Jim D diz:

4- Como é feito esse seu contato com as bandas? Como foi com a NATASHHA, por exemplo?
/brunahajli diz:
Bom, antes de eu me tornar fotógrafa já conhecia algumas pessoas que já tinham bandas, e eu sempre estava em shows em contato com muita gente. Isso me ajudou muito hoje, pelo falo de já conhecer um grande número de pessoas nesse meio.
Com relação a NATASHHA, o guitarrista Dré que encontrou na Internet em um dos meus meios de divulgação, dizendo que eles iam tocar aqui em São Paulo - SP, e se eu tinha disponibilidade de ir fazer as fotos para eles. Então, conversei um pouco com Dré e Natashha na noite anterior ao Show, e fechamos essa cobertura fotográfica. E foi ali no Show, que percebemos que podíamos nos dar muito bem, e trabalhar juntos de uma forma de parceria/apoio.


Jim D diz:
*5- Você acha que existam mais pessoas assim como você que, mesmo nova, já descobriu o que gostaria de fazer e está metendo a mão na massa, correndo atrás? Ou ainda estão em casa reclamando que nada está acontecendo em suas vidas?
/brunahajli diz:
*Acredito que não seja só eu que queira uma certa independência, nova assim.
Mas, tenho certeza que muitos ainda estão sentados no sofá esperando as coisas caírem do céu.

Jim D diz:
*6- Você disse a respeito de grandes fotógrafos de bandas/shows. Tem algum que você admira? Por que você admira o trabalho dessa pessoa?
/brunahajli diz:
*Muitos devem conhecê-lo, Luringa. Fotógrafo de grandes bandas como Fresno, Glória, Nxzero, dentre outras. São fotos de uma qualidade incrível,de um ângulo perfeito.
Se você parar para analisar as fotos dele de anos atrás,para as de hoje, você vê a grande evolução no trabalho dele. Um ótimo profissional, mas que infelizmente só está ao alcance de grandes bandas.

Jim D diz:
*7- E como ficam os sonhos? Quais os mais urgentes?
/brunahajli diz:
*Um dos meus grandes sonhos, é que eu seja reconhecida pelo meu trabalho, pelo meu esforço.
Desejo não só para mim, e também para as pessoas que trabalham comigo, principalmente aquelas que estão me dando os maiores espaços (Banda Believe e Natashha Music) crescimento conjunto, repleto de sucesso e reconhecimento.
Sei que irá ser fruto de muita luta.

Jim D diz:
*8- Bruna o rock sempre proporciona ótimas histórias e momentos que rendem ótimas fotos. Registrar a carreira de um artista é mágico. Muito do encanto que ele provoca nas pessoas vem justamente dessas imagens. Como você percebe essa responsabilidade?
/brunahajli diz:*Essa parte é a que mais me encanta. O fato de eu ter que registrar um momento que com toda a certeza do mundo vai ficar marcado tanto para o artista, como para o fã. Sem dúvidas é algo de muita responsabilidade, onde ali no momento em que estou fotografando me trás muita adrenalina. Tendo que ter um olhar bem crítico e apurado.
Com esse conjunto, com certeza saíram ótimas composições (na fotografia).

Jim D diz:
*10-Mas o seu trabalho tem muito de diversão também. Né?
/brunahajli diz:
*Sem dúvidas, principalmente em viagens e bastidores. São momentos ótimos, super divertidos. Sempre sabendo a hora do trabalho, e da diversão, nunca misturando as duas coisas.

Jim D diz:
*11- E em casa, como foi o papo com os pais?
/brunahajli diz:
Quando cheguei com a idéia de que eu queria ser fotógrafa (de bandas), até que não foi surpresa em casa, afinal sempre estive meio que nesse mundo, de shows e tudo mais. Mas eles realmente levaram mais a sério esse meu querer quando fiz o Curso de Introdução fotográfica que realizei na ABRA (Academia Brasileira de Arte) aqui em São Paulo - SP, onde tive contato com diversos tipos de fotografias. Hoje, só tenho a agradecer a toda minha família que em todos os momentos só me apoiaram e me ajudaram a conquistar muitas coisas até hoje.


Jim D diz:

*Legal isso de você não ficar só no talento. Tem que correr atrás do que quer mesmo. Buscar formação é uma ótima saída.
*12- Você tem feito muitas fotos ultimamente?
/brunahajli diz:
Nos últimos tempos não sei mais o que é sair com os meus amigos de fim de semana.
Não estou reclamando, muito pelo contrário, eu quero cada vez mais.
A Natashha e a Believe estão lotando a minha agenda de shows.


Jim D diz:
*13-Onde você pensa em chegar, uma Rolling Stone talvez?
/brunahajli diz:
*O mais longe que eu possa chegar, não costumo impor limite em algo que eu sei que tem uma estrada gigante pela frente.

Jim D diz:
*14- E a sua relação com as bandas? Acaba virando amizade né?
/brunahajli diz:
*Sem dúvidas, pela convivência, por sempre estar conversando, rindo, brincando, brigando,viagens. Acaba sem dúvidas virando uma amizade, as vezes até uma família.

Jim D diz:
*15- E os medos? Você tem algum em relação a essa careira?
/brunahajli diz:
*Medo, acredito que seja natural. Mas é um medo que não te faz parar, e sim continuar lutando. Ele vem muitas vezes pelo fato de ser algo não estável, um dia pode estar tudo muito bom, e no outro não. Afinal, muitas vezes (sempre) dependemos da aceitação do público, da força de todos os Fãs.

Jim D diz:
*16 -onde as pessoas podem ver suas fotos? Qual você mais gosta?
/brunahajli diz:
*Bom, tem o meu fotolog e meu Flickr os quais sempre atualizo.

Fotolog: www.fotolog.com/brunahajli
Flickr: www.flickr.com/photos/brunahajli

E no meu orkut/comunidade tem algumas também, além da minha comunidade:

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=3434656215432890913
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91338720

Difícil dizer UMA foto que eu mais goste,digamos que as fotos que contém mais luzes, locais onde tem grandes iluminações ajudam muito para sair uma ótima fotografia.

Jim D diz:
*17 - Algum fã desses músicos com quem você trabalha já te agradeceu pelo seu bom trabalho? Você se considera uma boa profissional?
/brunahajli diz:
*Já agradeceram sim, às vezes no camarim quando é aberto para algumas fãs entrarem para tirar foto com a banda, e também depois pelo Orkut. V ou aproveitar e agradecer o carinho, muito obrigada.
Me considero sim, e a cada dia que passa procuro melhorar isso, sempre em busca de melhores resultados.

Jim D diz:
*18- Tem algum fato curioso que tenha rolado com você nessas situações de show?
/brunahajli diz:
*Nada muito curioso, mas tenho um que eu achei engraçado.
Que foi em um show que fotografei aqui em São Paulo, onde iam tocar Believe e Restart, e três meninas ficavam me puxando e me chamando de tia, era tia para um lado, tia para o outro. Tudo para colocar elas no camarim. Se tornou um fato engraçado, pois eu deveria ser no máximo 2/3 anos mais velha que elas, e ficavam me chamando de TIA.


E não é só a Bruna que curte as bandas. Natashha fala aqui sobre o trabalho da amiga:

Natashha diz:*
Tenho muito orgulho em trabalhar como um profissional tão seria e competente no que faz, desde a primeira vez que vi o trabalho da Bruna já sabia do grande talento e da grande estrela que poderiamos ter em nossa equipe.A cada dia ela surpreende mais e mais com seu "Dom" magico , preciso que consegue capturar imagens inesqueciveis e incríveis através de sua câmera. Através da Bruna pessoas conseguem deixar guardadas em si atraves de fotos momentos que deixam saudade, alegria, momentos únicos realmente.Só tenho a agradecer em ter alguem tão especial na nossa equipe. Natashha.



Eu também agradeço ao talento e a sensibilidade dessa colega artista.

todas as fotos são do acervo de Bruna Hajli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu por comentar