Direitos Autorais Reservados / Lei. 9.610 de 19/02/1998

Protected by Copyscape plagiarism checker - duplicate content and unique article detection software.

3 de fevereiro de 2010

O DIA EM QUE O ROCK MORREU



Hoje completa 51 anos que Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper morreram em um trágico desastre de avião, perto de Clear Lake, Iowa, EUA. No ano seguinte, Eddie Cochran compôs "Three Stars" (Três Estrelas) em homenagem aos músicos, mas foi em 1971, que Don McLean compôs American Pie, a música que iria definir aquele dia como "O dia que a música morreu".

Fatos que antecederam a história
"The Winter Dance Party" era uma excursão que iria percorrer 24 cidades do Meio Oeste norteamericano em três semanas. Um problema logístico com a excursão era a quantidade de viagens, uma vez que a distância entre os locais de apresentação não era levado em conta ao se agendar cada apresentação. Isto levava a um excessivo vai e vem. Além disso, o onibus que transportava os músicos não estava preparado para enfrentar o clima e seu sistema de aquecimento quebrou logo no início da excursão. Isto levou o baterista Carl Bunch a sofrer um sério problema de congelamento dos pés e a ser internado no hospital local. Desta forma, enquanto ele se recuperava, Buddy Holly e Ritchie Valens se revezavam na bateria.
O Surf Ballroom em Clear Lake não estava agendado na turnê, mas os promotores, na expectativa de aproveitar a data vazia contactaram o gerente do salão e ofereceram o show, que foi aceito e marcado para o dia 2 de fevereiro.
Buddy Holly estava frustrado com a condição do ônibus ao chegar no local do show e comentou com os músicos que no final da apresentação ele iria tentar contratar um avião para levá-los até a próxima parada, Moorhead, em Minnesota. Outro motivo é que ele havia ficado sem roupas limpas e precisava lavá-las antes da próxima apresentação.
Ficou acertado que o vôo seria feito por Roger Peterson, um piloto local e seria cobrado U$ 36 por pessoa. O avião era um monomotor Beechcraft Bonanza B35 que podia acomodar 3 passageiros, além do piloto.
Richardson, o Big Bopper, havia contraído gripe na excursão e pediu o lugar no avião a Waylon Jennings, baixista da banda de Holly. Quando este soube que seu baixista não iria ele disse "Espero que aquele ônibus velho congele", ao que Jennings respondeu "e eu espero que seu avião se espatife". Essa troca de palavras, apesar de ter sido de brincadeira, assombrou Jennings até o fim da sua vida.
Ritchie Valens, que nunca tinha viajado em um avião pequeno antes, pediu ao guitarrista de Holly, Tommy Allsup, o seu lugar no vôo, que aceitou tirar na cara ou coroa, ainda no local onde haviam acabado de tocar.


O fim da história todos conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu por comentar