Direitos Autorais Reservados / Lei. 9.610 de 19/02/1998

Protected by Copyscape plagiarism checker - duplicate content and unique article detection software.

27 de março de 2010

relembrando a moção

MOÇÃO № 160/2009



SIAVE Nº ________/09

Sendo o Poder Legislativo o lídimo representante da população a que pertence, e tendo em virtude desta, o intransferível dever de apoiar e incentivar causas nobres, estamos propondo à esta Egrégia Casa de Leis a presente

M O Ç Ã O D E C O N G R A T U L A Ç Õ E S


ao “ÁGORA ORGANIZAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE TUPÔ, nas pessoas dos integrantes da sua atual equipe de atores e produtores, cujos nomes estão abaixo relacionados, em razão do fato deles terem sido selecionados, a nível municipal, para representar nossa cidade no “MAPA CULTURAL PAULISTA”, edição 2009/2010, um programa da SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA, representatividade esta regional, que acontecerá no próximo dia 19 de setembro de 2009, no Município de Garça-SP, oportunidade em que eles estarão encenando o espetáculo “MARIA BORRALHEIRA”, sucesso de público em apresentações artísticas feitas na nossa cidade e região e que agora estará representando nossa cidade, na modalidade de teatro infantil, neste importante evento.

PESSOAS A SEREM HOMENAGEADAS:

ÁGORA ORGANIZAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE TUPÃ

J U S T I F I C A T I V A

Em fevereiro de 2000, um grupo de alunos da E.E. Luiz de Souza Leão, sob a coordenação de Fábio Andrade Dias, se reúne para realizar um projeto teatral dentro da escola. Surgia, então, o Grupo Teatral “Amigos da Arte”. Contava na época com 20 integrantes, em sua grande maioria alunos matriculados na escola, que pertence à rede pública estadual, na cidade de Tupã. O primeiro trabalho desenvolvido foi “O diabo é meu amigo”, de Milton Pedrosa, tendo como objetivo a participação no Mapa Cultural Paulista daquele ano.

Terminado o ano letivo, muitos alunos abandonaram o grupo, mas outros ingressaram, inclusive de outras escolas, fazendo com que este deixasse de ter vinculação com a EE Luiz de Souza Leão. Durante o ano de 2001 o grupo participou de várias oficinas, realizando encontros semanais, com jogos e técnicas teatrais, utilizando para isso o espaço da Academia de Artes Maria Cristina Sismeiro Dias, onde se reuniu até 2002. No início deste ano o grupo decidiu mudar o nome, adotando, então, “Cia Ágora de Teatro”.

Na época o grupo contava com cerca de 25 integrantes de várias escolas e grupos de jovens, por isso o nome surgiu de Ágora – antiga praça grega onde a população se reunia para resolver os problemas da comunidade – e o trabalho desenvolvido com os jovens do grupo, de discussão e descoberta mútua. Desde a sua criação, a metodologia de trabalho do grupo enfoca primeiro a descoberta das potencialidades individuais, tanto afetivas quanto sociais, em seguida é dado ênfase à valorização da cumplicidade e da gratuidade de todos para se alcançar os objetivos propostos.

O segundo trabalho do grupo, já como Cia. Ágora, foi a participação na montagem de “A Pacificadora”, juntamente com a Academia de Artes Maria Cristina e outros grupos de teatro da cidade, para contar a história de Índia Vanuíre, personagem histórico da cidade de Tupã, apresentada em praça pública, no dia do índio. Ainda neste ano (2002), realizou a montagem da comédia “Uma Consulta”, de Arthur Azevedo, participando do 1º Festival de Teatro Amador de Tupã. No ano seguinte, 2003, visando a participação no 2º Festival de Teatro de Tupã, o grupo montou o espetáculo “O Filho do Carpinteiro”, escrito pelo diretor Fábio Andrade Dias, e que traz uma visão humana da figura de Jesus Cristo. Também em 2003 o grupo produziu “Os Bolinhos da Mamãe”, um exercício teatral dos cursos da professora gaúcha Olga Reverbel.

A proposta era, a partir de uma idéia principal, criar uma história completa. O trabalho foi desenvolvido criando-se uma hilariante comédia, com participação na Mostra de Curtas de Araçatuba. Outro trabalho da Cia. Ágora, foi a montagem de “Os Saltimbancos”, musical infantil de Chico Buarque de Holanda, juntamente com os alunos da escola CEFAM Prof. Odinir Magnani, de Tupã. O objetivo desta montagem foi a participação no Festival de Música, Dança e Teatro da Secretaria de Estado da Educação. No ano de 2004 a Cia. produziu a montagem do espetáculo “Os Bolinhos de Dona Severina”, uma comédia do diretor Fábio Dias e de Alex Marqueti, ex-integrante do grupo que, a partir de “Os Bolinhos da Mamãe”, criaram uma história completa para D. Severina e suas três filhas. O último trabalho da Companhia Ágora é “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Com o intuito de aumentar cada vez mais seus conhecimentos, o grupo se dedica a montagem de um espetáculo infantil, descobrindo, desta forma, uma nova linguagem para seu trabalho.
TRABALHOS REALIZADOS
“O DIABO É MEU AMIGO”, de Milton Pedrosa - Participação no Mapa Cultural Paulista 2000.
“UMA CONSULTA”, de Arthur Azevedo - 1º Festival de Teatro Amador de Tupã (19/07/2002) – Prêmios: Melhor Maquiagem e Incentivo Cultural.


“O FILHO DO CARPINTEIRO”, de Fábio Andrade Dias - 2º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (24/07/2003) – Prêmios: 3º Melhor Espetáculo Regional e Incentivo Cultural.
“OS BOLINHOS DA MAMÃE”, de Olga Reverbel – Participação na Mostra de Curtas de Araçatuba em 2003.
“OS SALTIMBANCOS”, de Chico Buarque de Holanda - Festival de Música, Dança e Teatro da Secretaria de Estado da Educação - (Outubro/2003) – Prêmios: 1º Melhor Espetáculo da Fase Municipal, em Tupã, 1º Melhor Espetáculo da Fase Regional, em Tupã, Melhor Sonoplastia da Fase Pólo, em Ourinhos e 2º Melhor Espetáculo da Fase Pólo, em Ourinhos.


“OS BOLINHOS DE DONA SEVERINA”, de Fábio Andrade Dias e Alex Marqueti – 3º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (31/07/2004) – Prêmios: Melhor Atriz – Débora Artero Garcia, Melhor Maquiagem e 3º Melhor Espetáculo Regional.

“PLUFT, O FANTASMINHA”, de Maria Clara Machado, adaptação de Fábio Andrade Dias – 4º Festival de Teatro Amador da Estância Turística de Tupã (24/07/2004) – Prêmios: Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Iluminação, Melhor Atriz Revelação – Débora Artero Garcia, Melhor Ator Coadjuvante – Paulo Ricardo da S. Oliveira, Melhor Atriz – Caroline Pastri Pinto e 2º Melhor Espetáculo Infantil.

“MARIA BORRALHEIRA” – FASE MUNICIPAL DO MAPA CULTURAL E PROJETO ITINERANTE DE FÉRIAS.

Em razão de todos os trabalhos desenvolvidos com sucesso por este renomado grupo teatral, nada mais justo e oportuno do que esta Egrégia Casa de Leis propor a presente homenagem, visto que a peça “MARIA BORRALHEIRA”, ter sido selecionada, à nível municipal como a representante de nossa cidade na categoria “teatro infantil” no “CÍRCUITO DO MAPA CULTURAL PAULISTA”, um programa da Secretaria Estadual de Cultura, elevando e dignificando o nome de nosso Município no cenário teatral do Estado de São Paulo.

Ademais, cabe ressaltar que em 2008, a Secretaria de Estado da Cultura trabalhou em parceria com 55 municípios do estado de São Paulo na realização do Circuito Cultural Paulista, que contou com uma programação regular de espetáculos de teatro, música, dança e circo, além da exibição de filmes e oficinas artísticas dos grupos com o público. Foram 683 espetáculos, todos gratuitos, para um público de mais de 212 mil espectadores entre março e dezembro. Uma verdadeira agitação cultural em todo o estado de São Paulo. Em 2009, com o objetivo de consolidar essa política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura dará continuidade ao Circuito Cultural Paulista. De Março a Novembro, mais de 50 municípios receberão cerca de 700 espetáculos que proporcionarão às cidades uma agenda cultural diferenciada, promovendo a formação de público e a democratização do acesso à cultura.

Assim sendo, contamos com o apoio dos Nobres Vereadores a esta propositura, para que, obtendo aprovação em Plenário, possa ser encaminhado o competente ofício aos artistas acima referidos.


Sala das Sessões Vereadora “Cacilda do Carmo Lentini Elias”, em 11 de setembro de 2009.






LUIS CARLOS SANCHES

V e r e a d o r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu por comentar