Direitos Autorais Reservados / Lei. 9.610 de 19/02/1998

Protected by Copyscape plagiarism checker - duplicate content and unique article detection software.

14 de maio de 2010

tristeza

Estou aqui começando a arrumar minhas malas para a ida a São Paulo quando um antigo amigo de Cuiabá, Gabriel Olsen, começa a relatar o que ocorreu com uma das pessoas mais legais que tinha conhecido naquela cidade. Ele me contou do assassinato de nossa amiga Crisa Renata.

Me lembro bem de seu sorriso sempre franco e de seu olhar firme, mas carinhoso. Tenho aqui em casa uma foto deles, estão na Chapada dos Guimarães abraçados. É duro acreditar que isso tenha acontecido. Mas fica essa tristeza que acompanha essa fria manhã em que preparo minhas malas...

Barbárie deixa a cidade chocada
Instante em que os corpos eram retirados do restaurante



Instante em que os corpos eram retirados do restaurante

Um tríplice homicídio ocorrido na tarde de domingo (20), por volta das 12h30, no Restaurante Verde Vale, no centro da cidade, chocou a cidade de Rondonópolis. Um homem, armado de revólver, entrou no local, se aproximou de uma mesa ocupada por quatro pessoas e efetuou vários disparos, matando duas pessoas na hora. A terceira vítima morreu no hospital e uma quarta pessoa foi ferida nas costas e sobreviveu.
A tragédia, segundo a polícia, foi protagonizada pelo marceneiro Paulo Henrique Cabral Cardoso, de 42 anos de idade que, inconformado com o fim do relacionamento de aproximadamente um ano e meio com Crisa Renata de Carvalho Brasil, de 23 anos, acabou atirando no padrasto de Crisa, Lucas Valeriano da Silva, de 46 anos de idade, mais conhecido como “Luquinha da Saúde”, atirou na própria Crisa Renata e na mãe de Crisa, Marilúcia Aparecida de Carvalho Brasil, de 42 anos. Crisa Renata também era servidora pública municipal da área da saúde.
Um dos tiros transfixou o corpo de Crisa e atingiu Crislaine Maggi Scheffer, de 21 anos de idade, que almoçava numa mesa ao lado com o namorado. Crislaine foi atingida nas costas e o projétil ficou alojado próximo da coluna cervical.
Crislaine passou por uma cirurgia na Santa Casa de Misericórdia, ainda na noite do domingo, quando foi extraído o projétil. Ela não corre risco de morte e passa bem. Segundo uma declaração dada à imprensa na manhã de ontem, pelo pai da garota, Eraque Maggi Scheffer, primo do governador Blairo Maggi, a cirurgia foi bem sucedida. “A minha filha Crislaine passa bem e, se Deus quiser, provavelmente não terá nem mesmo sequelas do disparo”.

MOMENTO DO CRIME
De acordo com o depoimento de Claudenira Negrão da Silva, de 44 anos, que também estava à mesa com a família de Crisa Renata e nada sofreu, o acusado, Paulo Henrique, entrou no restaurante, foi até a mesa onde eles estavam e, se dirigindo à ex-esposa [Crisa] questionou: “Por que você não atendeu o telefone? Crisa Renata teria respondido: “Não ouvi, está muito barulho aqui”. Nisso, o padrasto de Renata levantou a mão e pediu para que Paulo parasse, pois estavam almoçando. Nesse momento, o acusado sacou de um revólver e efetuou um disparo contra o rosto de Lucas. Em seguida, apontou para Marilúcia e também disparou contra o seu rosto.
Depois, Paulo apontou para Renata e efetuou mais quatro disparos contra ela. Crisa Renata teria levado à mão à frente para se proteger, mas um tiro atravessou a sua mão, passou de raspão pela sua orelha e atingiu as costas de Crislaine Maggi que estava atrás, numa outra mesa.
Conforme informações da polícia, Crisa Renata teria sido atingida duas vezes no tórax, altura do peito, lado esquerdo e outra na altura do ombro lado direito.
Após os tiros, Lucas e Crisa Renata caíram mortos. Marilúcia ainda ficou encostada na cadeira até a chegada do socorro médico do Samu. Ela foi socorrida e encaminhada em estado gravíssimo ao hospital, mas não resistiu.
Após os disparos, o acusado saiu do restaurante e montou numa moto Yamaha Fazer, de cor azul, que deixara do lado de fora e fugiu.
Um segurança ainda tentou deter o suspeito, efetuando dois disparos contra Paulo Henrique, mas errou e acertou uma porta de vidro da Papelaria do Contabilista, que fica do outro da rua.
Por conta dos disparos, ouve um princípio de pânico com as pessoas assustadas tentando deixar o local às pressas por conta dos tiros.



O CASAL
Segundo o depoimento da tia de Crisa Renata à polícia, Suzane Regina de Carvalho, de 41 anos de idade, a sobrinha teve um relacionamento de aproximadamente um ano e meio com Paulo Henrique.
Segundo o depoimento, o marido da sobrinha era violento, ciumento e agredia a Renata constantemente. Por conta disso, a relação entre a sobrinha e o acusado entrou em crise e eles se separaram recentemente.
Após a separação, Paulo teria passado a fazer ameaças à Renata, por telefone, chegando até a ir armado ao local de trabalho da ex-mulher para lhe fazer ameaças, exigindo que ela reatasse a relação.
Sempre de acordo com o depoimento de Suzane, na semana passada, Paulo Henrique teria agredido a ex- esposa Crisa, que fez o registro de um Boletim de Ocorrências na Delegacia de Defesa da Mulher.
Na ocasião, conforme a presidente do Conselho da Mulher, Sandra Raquel Mendes, Renata teria sido assistida e acompanhada pelas representantes do Conselho.

LUCAS E CRISA
De acordo com informações de familiares, Lucas Valeriano era funcionário concursado da Prefeitura de Rondonópolis. Trabalhou no Posto de Saúde da Fusmat e atualmente trabalhava no Laboratório Central do Município, bem como num laboratório particular. Ele deixa dois filhos de seu primeiro casamento. Os corpos de Crisa Renata, Lucas Valeriano e Marilúcia Carvalho foram velados durante a madrugada e todo o dia de ontem no Cemitério Municipal de Vila Aurora, onde foram sepultados no final da tarde.
INVESTIGAÇÕES
O caso foi atendido de imediato pela equipe do delegado Antônio Carlos de Araújo, da Divisão de Crimes Contra a Pessoa (DCCP), da Polícia Civil, que realizou os primeiros levantamentos, instaurou os procedimentos legais, ouviu as testemunhas e familiares das vítimas.
O caso agora deverá ser acompanhado pela Delegacia de Defesa da Mulher. Ontem, a Polícia Militar conseguiu localizar e recuperar a moto Yamaha Fazer de Paulo Henrique, que estava abandonada próximo ao Distrito de Nova Galiléia, distante cerca de 40 km de Rondonópolis. O acusado, até o fechamento desta edição, continuava foragido.

RESTAURANTE LAMENTA
Em nota que está sendo publicada na primeira página da edição de hoje do A TRIBUNA, a direção do Restaurante Verde Vale lamenta o terrível incidente ocorrido em suas dependências. Informa que permanecerá fechado por alguns dias e, em breve retornará às suas atividades.

Um comentário:

  1. Sinto profundamente pelas mortes, pela familia e amigos. Palavras expressão pouco em um momento tão doloroso.
    Meus sentimentos a familia e a você Jim que um dia esteve proximo a Crisa.
    Chris
    da beatbrasil

    ResponderExcluir

valeu por comentar