Direitos Autorais Reservados / Lei. 9.610 de 19/02/1998

Protected by Copyscape plagiarism checker - duplicate content and unique article detection software.

21 de maio de 2010

Minha família de comunicadores.

Sempre me perguntam como foi crescer em uma família cheia de comunicadores. Tanto o lado paterno quanto o materno possui, ou possuiu, pessoas ligadas as diversas áreas de comunicação. Eu mesmo estou inserido neste contexto porque milito em imprensa escrita desde 1994 e posteriormente em rádio e tv (a cabo).
Primeiro de tudo é a luta contra as expectativas ou comparações absurdas. O nome que sempre tentam associação é com o Arnaldo Duran, repórter da Rede Record e apresentador do Record Entrevista Cultura da Record News. Ele é reconhecidamente um dos melhores profissionais que temos no Brasil, tem uma presença marcante e um texto ágil e conciso. Crescer acompanhando o trabalho e recebendo dicas de uma pessoa assim é claro que faz diferença, mas não toda. Muito do respeito que tenho pelo ato de informar vem da herança que recebo do Arnaldo.Por isso ele sempre foi mais do que um tio, forma aliás que não consigo usar com ele e nem com meus outros tios paternos porque sempre os vi mais como amigos mais velhos do que aquela figura que chega a causar estranheza, ele sempre foi um exemplo de competência e, acima de tudo, um bom amigo com quem posso ter qualquer tipo de conversa.
Arnaldo é tupãense como eu e começou ainda garoto aqui mesmo na cidade. Se não me engano foi na antiga "Rádio Piratininga". Fato curioso: essa emissora passou, no fim dos anos 80 a se chamar "Rádio Tupã AM E Rádio Tupã II FM" e um dos sócios, Juan Fonseca, é meu tio. Nessa emissora ainda trabalhou um primo como locutor e trabalha o Gabi Rocha Fonseca, filho de Juan, como diretor comercial. tem um outro ponto de ligação entre nós dois, assim como ele eu ta,bém sou apaixonado por música e livros. Sempre que nos encontramos conversamos muito sobre esse pontos.
O irmão mais velho de meu pai, Orlando Duran Filho, também trabalhou muito tempo com rádio e tv, inclusive ele e Arnaldo chegaram a trabalhar juntos na Rádio Terra Branca, em Bauru/SP. Orlando foi também locutor de break da retransmissora da Rede Globo de Televisão que era a "REDE GLOBO OESTE PAULISTA", até hoje me lembro do texto "REDE GLOBO OESTE PAULISTA - BAURU. ASSISTA AGORA ..." e vinha o nome da atração que seguiria. Adorava o fim dos programas porque matava um pouco a saudade desse tio.
Do lado materno, Rocha, tem além dos já citados acima, um dos homens mais gentis que conheci em minha vida e que infelizmente faleceu há quase 20 anos. João Antõnio de Oliveira era casado com a minha tia Maria do Carmo (Carminha. Durante muitos anos ele foi locutor da Rádio Clube de Tupã - "A emissora que nasceu com a cidade". Marcou época e deixou saudades. Ele é pai do Cleiton César de Oliveira que começou na mesma Rádio Clube em meados dos anos 90 e hoje trabalha na Rádio Liberal lá em Belém/PA. Ele também trabalhou na Rádio Paulista FM e Rádio Tupã II FM, além de ter sido assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Tupã.
Quero aqui também deixar um nome. Não o conheci infelizmente porque quando eu nasci ele já havia falecido, Sérgio Rocha. Ele trabalhou em jornais e rádios e houve também um outro irmão de minha mãe, João Rocha que chegou a trabalhar na "Folha do Povo" aqui em Tupã com o Aleixo Corrêa Neto. Fatos curiosos: Aleixo Corrêa Neto é o nome da rua aonde mora minha mãe e eu também trabalhei na "Folha do Povo" de Tupã entre 1994 e 1995.
Bem como você pode ver eu cresci em um meio que sempre lidou, de alguma forma, com a informação. Sempre ouvi essas histórias deliciosas sobre essas pessoas e suas ações, algumas brincadeiras também. Tupã é um forte "exportador" de jornalistas, cito também aqui o Edson Joel, o Pedro Bassan, meu amigo Gilberto Motta e o irmão dele Mottinha, para citar os que me vêem primeiro a memória. É bom saber um pouco da história de nossa família e de nossa cidade, nos torna pessoas mais conscientes de um papel dentro do todo. Por isso quis relembrar todas essas pessoas que de uma forma direta ou indireta ajudaram na formação do homem que sou hoje. A todos o meu muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

valeu por comentar